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Linhas de Pesquisa

Cultura Científica e Sociedade
Abrange reflexões sobre a dimensão cultural e social da ciência, da tecnologia, da saúde e do meio ambiente. Nesta dimensão da cultura científica, busca-se compreender, de forma crítica e analítica, a dinâmica das relações entre as diferentes esferas sociais e os processos históricos de produção, consolidação e difusão da ciência na contemporaneidade. Abarca pesquisas sobre: construção social do conhecimento científico; governança e políticas públicas; história da divulgação científica; controvérsias na ciência; comunicação de risco; ciência nas diferentes manifestações artístico-culturais; ciência cidadã; engajamento público na ciência; estudos de gênero; imagens e representações da C&T; entre outros.

Os projetos de pesquisa vinculados a essa linha são:

- Desenvolvimento de Metodologias de Diagnóstico Rápido (Rapid Assessment Procedures) para Avaliação da Percepção de Risco no Trabalho
- História da Divulgação Científica no Brasil
- Museu, meio ambiente e divulgação cientifica
- Representações do cientista na TV brasileira e no imaginário de adolescentes 

Educação, Comunicação e Mediação
Reúne um conjunto de investigações que envolvem a interface entre as áreas da educação e da comunicação em ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente na mediação entre o conhecimento científico e a sociedade. Busca analisar as formas particulares de organização e constituição das práticas de educação e de divulgação da ciência nos distintos meios, espaços e contextos sócio-históricos nos quais estes processos se desenvolvem. Compreende estudos que têm como foco: práticas de produção e apropriação destes conhecimentos e saberes; ações interinstitucionais que abordam a relação entre a educação não formal e formal; linguagens que compõem e significam esses espaços e meios; mediação humana; entre outros.

Os projetos de pesquisa vinculados a essa linha são:

- Gamificação: sentidos, limites e aplicações na educação
- Interatividade nas novas tecnologias aplicadas à divulgação científica
- O museu como espaço cultural interativo, pedagógico e instrumento de inclusão social
- Um olhar para o ensino de astronomia no Brasil 

Estudo de Público/Audiência
Reúne análises com foco nos distintos públicos/audiência das diferentes atividades educativas e de divulgação científica (museus, exposições, TV, mídia impressa, Internet, mídias sociais, rádio, expressões artísticas etc.). Abarca diversas áreas do conhecimento, entre as quais comunicação, museologia, educação, sociologia, antropologia e psicologia. Pesquisas nesta linha podem incluir metodologias quantitativas, qualitativas e quanti-qualitativas, a partir de perspectivas multi e interdisciplinares. Inclui estudos de percepção pública da ciência; percepção de risco; estudos culturais e de recepção; estudos de público; entre outros.

Os projetos de pesquisa vinculados a essa linha são:

- Conhecendo os públicos em espaços de divulgação científica
- Educação não-formal e museus de ciência: Um estudo sobre o impacto das exposições de ciência
- Percepção dos brasileiros diante da ciência  
- Perfil e opinião do público visitante do Ciência Móvel: vida e saúde para todos
- Estudo do Público Potencial do Museu da Vida – uma pesquisa exploratória sobre a percepção pública de museus e centros de ciência

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