Ir para o conteúdo

Cooperação

Intercâmbios Nacionais

A própria origem deste Mestrado é fruto de parceria e colaboração entre instituições [Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Fundação CECIERJ e Universidade Federal do Rio de Janeiro], sendo os intercâmbios nacionais parte dos processos orgânicos do curso. Além disso, este Mestrado está associado ao Instituto Nacional (INCT) de Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia, com a coordenação de Luisa Massarani e vice-coordenação de Ildeu de Castro Moreira, ambos docentes permanentes deste Mestrado. Iniciado em 2017, o INCT reúne mais de 120 pesquisadores e alunos de diversas instituições brasileiras (e estrangeiras), que têm mantido intensa colaboração. Além das instituições envolvidas neste curso de Mestrado, fazem parte do INCT e dos projetos de pesquisa que compõem o Mestrado as seguintes instituições, inclusive com docentes de algumas delas diretamente envolvidos neste Mestrado: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de Brasília, Universidade Federal Fluminense e Museu da Amazônia. Neste contexto, docentes de outras universidades nacionais têm viajado ao Rio de Janeiro para ministrar aulas e orientar alunos.

Em nível nacional, os docentes têm buscado interagir sistematicamente no que se refere a projetos de pesquisa, como é o caso de Yurij Castelfranchi, que possui um projeto de pesquisa em parceria com a Fiocruz, que conta com apoio da FAPEMIG. A Fiocruz e a UFMG também obtiveram apoio do CNPq para realização de uma enquete de percepção dos jovens sobre a ciência e a tecnologia, que inclui os docentes Luisa Massarani, Yurij Castelfranchi, Ildeu Moreira, Maria Ataíde Marcher e a discente Ione Mendes.

Outro exemplo importante de parceria nacional se dá por meio do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia, que envolve as docentes Sonia Mano e Vanessa Guimarães e que reúne Museu da Vida, Casa da Ciência/UFRJ, Espaço Ciência Viva, Museu Aeroespacial, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Museu do Meio Ambiente/Jardim Botânico do RJ, Museu Nacional, Museu do Universo/Fundação Planetário do RJ. No escopo desta parceria, foram realizadas duas etapas da pesquisa  “Museus de Ciência e seus Visitantes –Perfil/Opinião OMCC&T”  ( 2013 e 2017/2018), que resultaram em dois seminários e duas publicações.

Ainda no que se refere à parceria nacional, vale mencionar também a participação do docente Marcelo Vasconcellos em projeto da Universidade Feevale com verbas da FAPERGS: "Jogos e saúde - Desenvolvimento de um jogo digital multimodal para capacitação em prevenção e cuidado do câncer infanto-juvenil", coordenado por Débora Nice Ferrari Barbosa.

Intercâmbios Internacionais

O Mestrado possui convênios e parcerias com algumas das mais importantes instituições de pesquisa e pós-graduação na área de Divulgação Científica em nível internacional. Estas parcerias e convênios ganharam ainda mais robustez com a criação, em 2017, do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia, com a coordenação de Luisa Massarani e vice-coordenação de Ildeu de Castro Moreira, ambos docentes permanentes deste Mestrado, que se insere formalmente no referido INCT.

Entre as instituições internacionais com as quais temos convênios e parcerias, destacamos:

- Cornell University (Estados Unidos)

- Oregon State University (Estados Unidos)

- SISSA | Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati (Itália)

- Université Paris 8 (França)

Em 2017, a COC assinou convênio com mais três organizações que atuam na área de divulgação científica: Science Museum Group (Reino Unido), Universcience (França) e Muséum National d'Histoire Naturelle (França), o que irá incrementar as possibilidades de intercâmbio no âmbito deste Mestrado. No item sobre internacionalização, detalharemos melhor tais convênios.

Vale destacar ainda que a Casa de Oswaldo Cruz teve aprovada, na convocatória de 2017 do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, para implementação em 2018, a Rede Temática Cyted MUSA IBEROAMERICANA: RED DE MUSEOS Y CENTROS DE CIENCIA, coordenada pela docente Luisa Massarani e da qual os docentes Carla Almeida, Marina Ramalho e Yurij Castelfranchi também participam. Esta rede visa permitir a interação entre pesquisadores de 14 instituições de seis países iberoamericanos, além do Brasil.

No escopo da parceria com a Université Paris 8 (França), em 2017 dois docentes do Mestrado (Luisa Massarani e Ildeu Moreira), foram a Paris apoiados pela universidade francesa.

Ainda em 2017, foi aprovado um projeto de colaboração entre Brasil e França, em edital Capes/Cofecub, que selecionou apenas 30 projetos em todo o país, o que permitirá consolidar ainda mais a parceria deste Mestrado com a Université Paris 8 (França), ora em curso.

No escopo da parceria com a Oregon State University (Estados Unidos), um docente do Mestrado também foi aos Estados Unidos, para discutir resultados de pesquisa em projeto conjunto.

Vale mencionar, ainda, o projeto "Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais", cooperação internacional liderada pela docente Maria Ataíde Malcher, da Universidade Federal do Pará, por meio do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação (Pespcom) e do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da AEDi-UFPA, desenvolvido em parceria com o Center for User Experience Research (CUO), da Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), localizada na cidade de Leuven, na Bélgica, e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo é elaborar uma matriz comparativa dos elementos que constituem as pesquisas qualitativas realizadas no Brasil e na Bélgica, a partir de um estudo orientado sobre as metodologias empregadas para avaliação de experiência de usuário desenvolvidas pelos grupos envolvidos neste projeto. O foco é identificar, sistematizar e analisar os pontos de convergência e distanciamento das diferentes perspectivas teórico-metodológicas acionadas pelos grupos em seus estudos, na tentativa de aproximar e alinhar as abordagens de pesquisa para cooperações futuras. O projeto teve início em 2015 e se estenderá até 2019.

Também é intenso e contínuo o programa de visitas de professores e pesquisadores estrangeiros para ministrar cursos e workshops promovidos pela COC, destacando-se, mais recentemente, a presença de renomados especialistas em Divulgação Científica, entre eles: Bruce Lewenstein (Cornell University, Estados Unidos), Shawn Rowe (Oregon State University, Estados Unidos), Susan Obrien (Hatfield Marine Science Center/Oregon State University, Estados Unidos), James Robert Bell (Caise, the Center for the Advancement of Informal Science Education, Estados Unidos), Andrea Motto (New York Hall, Estados Unidos), Sebastian Martin (Exploratorium, Estados Unidos), Paola Rodari (Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati, Itália), Matteo Merzagora (Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati, Itália, e Traces, França), Anne-Lise Matthieu (Universcience, França), Monica Macedo (Université Paris 8, França), Emma Pegram (London Natural History Museum, Reino Unido), Anthony Richards (London Science Museum, Reino Unido), Daniel Hermelin (Universidad Eafit, Colômbia), Tania Arboleda (Observatorio de Ciencia y Tecnología, Colômbia), Claudia Aguirre (Parque Explora, Colômbia), Sigrid Falla (Maloka, Colômbia), Luz Lindergaad (Museu Interativo Mirador, Chile), Alejandra Leon-Castellá (Fundación Cientec, Costa Rica), Ernesto Marques (Universum, México), Ernesto Fernandez Polcuch (Unesco, Uruguai), Melanie Smallman (University College London, Reino Unido), Dominique Brossard (University of Wisconsin, Estados Unidos), Marina Jourbert (Stellenbosch University, África do Sul). Em 2018, já está previsto um evento com apoio da Capes e do CNPq que trará pesquisadores de cinco países.

 

map

Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) - sala 307
Fundação Oswaldo Cruz
Av. Brasil, 4365, Manguinhos - Rio de Janeiro. CEP 21040-900
Tel.: (+ 55 21) 3865-2234 / 3865-2244 / 3865-2288
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz