A Casa de Oswaldo Cruz é uma das organizadoras do seminário internacional Mudanças climáticas e desafios planetários, que será realizado de 22 a 27 de julho de 2025, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro (RJ). O evento conta com o apoio do Museu do Amanhã, da Faperj e do CNPq. Além da COC, o evento está sendo organizado pela UFRJ, Jardim Botânico, PUC-Rio e pela Sociedade Latino-americana e Caribenha de História Ambiental (Solcha), dentre outras instituições e universidades brasileiras parceiras.
A Solcha foi criada em 2006 para promover pesquisas comprometidas com um mundo ambientalmente sustentável. A cada dois anos realiza seus encontros em diferentes países da América Latina e Caribe, estimulando debates e parcerias interdisciplinares entre profissionais das ciências naturais e sociais. Esta é a segunda vez que o Brasil sedia o evento.
Como principais atividades do seminário, estão previstas conferências, mesas redondas, plenárias sobre mudanças climáticas e vozes indígenas, apresentação de pôsteres, lançamento de livros e programação sociocultural, com destaque para a mostra de filmes Amazônia: memórias para o futuro, dedicada ao protagonismo indígena no ativismo climático contemporâneo e que também está sendo organizada pela COC/Fiocruz com apoio da Fiotec.
A mesa de abertura será realizada na terça-feira 22/07, no Museu do Amanhã, às 18h, com a presença de representantes das instituições anfitriãs. Nísia Trindade Lima será a responsável pela conferência de abertura, que abordará os desafios da saúde no quadro das mudanças climáticas. A conferência de encerramento será ministrada pelo historiador estadunidense John McNeill, professor da Universidade de Georgetown e membro do Anthropocene Working Group (Matéria atualizada em 30/6/2025).
Acompanhe a programação do evento pelo site: https://www.solcha2025.com.br/