No dia 15 de maio, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o lançamento do livro “Patrimônio Cultural, Ciência e Inovação: Desafios Contemporâneos”. A iniciativa celebra a colaboração entre a instituição, o Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) e o Laboratório Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda (HERCULES) da Universidade de Évora.
Organizado por Marcos José de Araújo Pinheiro e Carla Maria Teixeira Coelho, diretor e assistente técnica da vice-diretoria de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa, respectivamente; e António José Estevão Grande Candeias e Sara Sofia Galhano Valadas, da Universidade de Évora; a publicação evidencia a relevância das discussões sobre métodos de análise e monitoramento para a conservação; digitalização e modelagem do patrimônio cultural; inovação e projetos colaborativos; além de formação patrimonial e mudanças climáticas no contexto do patrimônio cultural. O livro reúne diversos campos disciplinares em busca de soluções alinhadas às questões sociais contemporâneas. Acesse a publicação.
O evento acontece às 9h, Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Também haverá transmissão online pelo canal da Casa no YouTube. O evento contará com tradução em Libras.
A elaboração da publicação foi viabilizada com recursos do Edital de Grupos emergentes de pesquisa da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ.
Confira a programação:
9h – 10h | Recepção dos convidados
10h | Abertura com os organizadores da publicação
Marcos José e Carla Coelho (COC/Fiocruz)
António Candeias e Sara Valadas (Universidade de Évora)
10h30 | Apresentação das Seções do livro
Métodos de Análise para a Conservação, por Claudia Carvalho (PPGMA – Fundação Casa de Rui Barbosa)
Monitoramento e Estratégias para a Conservação do Patrimônio Cultural, por António Candeia e Sara Valadas (Universidade de Évora)
Digitalização e Modelagem do Patrimônio Cultural, por Marcos José (COC/Fiocruz)
Inovação e Projetos Colaborativos, por Filipe Themudo Barata (Universidade de Évora)
Formação e Educação Patrimonial, por Luciana Heymann (COC/Fiocruz)
Mudanças Climáticas e Patrimônio Cultural, por Carla Coelho (COC/Fiocruz)
12h | Encerramento