Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

‘A importância do acondicionamento para a conservação de acervos’ é tema de palestra na Casa

28 abr/2023

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove a palestra ‘A importância do acondicionamento para a conservação de acervos’, no dia 5 de maio de 2023, às 9h30. O evento, que acontece no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (Avenida Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro), será transmitido ao vivo pelo Facebook da Casa e contará com intérprete de Libras.

Na ocasião, Rodolpho da Silva Barros, bibliotecário do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Nathália Vieira Serrano, chefe do Serviço de Conservação e Restauração de Documentos do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa, e Juliana Albuquerque, chefe do Serviço de Museologia da Casa, abordarão o tema. Certificados de participação serão emitidos somente para os participantes na modalidade presencial.

Saiba mais sobre os palestrantes:

Rodolpho da Silva Barros
Bacharel em Biblioteconomia (Unirio) e Mestre em Preservação de Acervos (PPACT – Mast/Unirio), atualmente bibliotecário em período de capacitação na área de preservação e conservação preventiva de acervos bibliograficos na Seção de Obras Raras Overmeer e no Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos (LACOPD) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Nathália Vieira Serrano
Bacharel em Artes Visuais (UFMG) e em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (UFMG), especialista em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (COC/Fiocruz), e mestre em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela Universitat Politècnica de València – UPV, Espanha. Atualmente é chefe do Serviço de Conservação e Restauração de Documentos (SCRD) do Departamento de Arquivo e Documentação da COC/Fiocruz.

Juliana Albuquerque
Museóloga e chefe do Serviço de Museologia da COC/Fiocruz. Possui mestrado em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT – Mast/Unirio), MBA em Gestão de Museus (ABGC/UCAM), graduação em Museologia (Unirio) e em Conservação de Bens Culturais (Estácio).