O XVIII Congresso da RedPOP confirmou a participação do escritor e liderança indígena Ailton Krenak, do astrofísico Alan Alves Brito, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e da pesquisadora Carina Cortassa, da Universidad Nacional de Entre Ríos (Argentina). Com o tema “Vozes Diversas: diálogo entre saberes e inclusão na popularização da ciência”, o evento será promovido de 10 a 16 de julho, no Museu da Vida Fiocruz, no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro.
A proposta desta edição é construir um Congresso diverso, que inclua programações acadêmicas, artísticas e interativas sobre os mais variados temas importantes para a divulgação científica, como formação de divulgadores, relações de gênero e étnico-raciais, acessibilidade e inclusão e até democracia, cidadania e sociedade.
Depois do último Congresso totalmente on-line por conta da pandemia de Covid-19, a RedPOP volta a fazer seu encontro com atividades presenciais. Segundo a organização do evento, o credenciamento poderá ser feito durante os dias 10 e 13 de julho, a partir das 8h. A programação completa está no site da RedPOP.
Ailton Alves Lacerda Krenak, ou simplesmente Ailton Krenak, é filósofo, poeta e escritor, tendo participado da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988. Krenak ficou conhecido por sua trajetória de lutas pelos direitos dos povos indígenas no Brasil e lançou pela Companhia das Letras o livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, em 2019.
O professor Alan Alves Brito atua no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígenas e Africanos. Trabalha com temas relacionadas à evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física. Em 2022, ele recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Carina Cortassa fez seu doutorado em Ciência e Cultura pela Universidade Autónoma de Madrid. Ela é pesquisadora na linha de Percepção e Comunicação da Ciência e suas áreas de interesse incluem Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, Percepção Pública e Comunicação da Ciência e Epistemologia Social.