A igualdade é negra: memórias e preservação de histórias do ativismo político negro em São Paulo. Este será o tema da apresentação do sociólogo e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Mário Augusto Medeiros da Silva na primeira edição do Encontro às Quintas de 2023. O evento será exclusivamente online, em 30 de março, às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz.
No encontro, Mário Augusto Medeiros da Silva debaterá o projeto de salvaguarda de memórias do ativismo de organizações do movimento negro e de seus intelectuais, compartilhado desde 2019 pelo Arquivo Edgar Leuenroth (AEL/Unicamp) AFRO Cebrap e Centro de Estudos de Migração (CEMI/Hip Hop em Trânsito), envolvendo os docentes Aldair Carlos Rodrigues, Mário Augusto Medeiros da Silva, Paulo César Ramos, Márcia Lima, Daniela Vieira dos Santos e Jaqueline Lima dos Santos.
O projeto analisa as dimensões sociais, políticas e históricas do associativismo negro e das lutas antirracistas em São Paulo entre finais da década de 1970 e 2020 por meio da catalogação, digitalização e análise aprofundada da documentação produzida por importantes organizações do movimento negro paulista ou com seções no estado.
O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.
Encontro às Quintas
A igualdade é negra: memórias e preservação de histórias do ativismo político negro em São Paulo
Convidado: Mário Augusto Medeiros da Silva (Unicamp)
Coordenação: Marcos Chor Maio
Data: 30/03/2023
Horário: 10h
Transmissão ao vivo pelo YouTube da COC