Ciência Móvel exibe vídeos e promove palestras. Foto: Museu da Vida
Com Planetário Digital, girotec, modelos anatômicos e as exposições Energia e mini Darwin, entre outras atrações, o museu itinerante da Fiocruz chega a Minas Gerais no início de junho. As atividades interativas e divertidas do Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas estarão no município de Serra do Salitre. A iniciativa coordenada pelo Museu da Vida está completando 12 anos de estrada, tendo atendido mais de 704 mil visitantes nesse período, em 167 viagens pela Região Sudeste do País, percorrendo quase 74 mil quilômetros. O objetivo é levar ciência, conhecimento e cultura às localidades sem equipamentos como museus ou centros de ciência.
O Ciência Móvel da Fiocruz tem patrocínio da Sanofi, EDF Usina Termelétrica Norte Fluminense, Dow Agrosciences Industrial Ltda e Halliburton Produtos Ltda. Conta ainda com apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).
Na cidade mineira, o público confere diversos módulos temáticos: Sala de Vídeo-Ciência (curtas das séries “Ciência em Gotas”, “Um Cientista, Uma História” e “Profissão Cientista”) e bate-papo científico; Viagens Cósmicas, com sessões no Planetário Digital; Água é Vida; Por Dentro de Nós e na Onda da Transformação (energia).
O girotec é diversão garantida! O equipamento funciona como um grande “pião” interativo capaz de girar em todas as direções e que serve ainda para exercitar o equilíbrio do corpo humano.
Sobre o município da Serra do Salitre
De acordo com o IBGE, a localidade possui pouco mais de 11.490 habitantes. O município está a 368 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte. A cidade foi criada em dezembro de 1953, com a Lei nº 1039. A sede do município está a 1220 m acima do nível do mar. A taxa de escolarização da população entre 6 e 14 anos chega a 97 por cento, segundo o IBGE.
Serviço
Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas
Local: Poliesportivo Honorato Ferreira Silva
Endereço: Rua Tulipa, 1235 – Bairro Flores
Atendimento ao público
Dias: 6, 7 e 8 de junho – das 9h às 12h; das 13h30 às 16h30n
Dia: 9 de junho – das 9h às 12h
Entrada: grátis