O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
imagem de Campanha ‘Uma casa de histórias’ destaca patrimônio cultural da saúde

Campanha ‘Uma casa de histórias’ destaca patrimônio cultural da saúde

Produção audiovisual visa dar visibilidade ao vasto acervo sob a guarda da instituição, destacando a dedicação dos profissionais na conservação, acesso e difusão desse patrimônio, que data do início do século 20

Cristiane Albuquerque

08 maio/2025

Aproximar as pessoas da ciência e mostrar que ela está muito mais próxima do nosso cotidiano do que geralmente imaginamos. Esse é o objetivo da campanha Uma casa de histórias, lançada nesta segunda-feira (5/5) pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), instituto responsável pela preservação e difusão do mais amplo acervo no campo da história das ciências e da saúde no Brasil. Assista ao vídeo. 

A produção audiovisual visa dar visibilidade ao vasto acervo sob a guarda da instituição, destacando a dedicação dos profissionais na conservação, acesso e difusão desse patrimônio, que data do início do século 20 e inclui arquivos, coleções bibliográficas, instrumentos e equipamentos científicos, além de um conjunto arquitetônico singular.

“Esses acervos são testemunhos de momentos históricos e processos importantes”, afirma o diretor da COC/Fiocruz, Marcos José de Araújo Pinheiro, ao destacar a importância desse patrimônio cultural na valorização da memória da ciência e da saúde no Brasil. “Ao chamar a atenção para esses acervos, a Fiocruz promove uma maior compreensão e valorização da produção científica e do sistema de saúde brasileiro”, acrescentou.

Na produção, Laurinda Rosa Maciel, do Departamento de Arquivo e Documentação; Inês Nogueira, do Serviço de Museologia; Marise Lanchini, da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde; e Renato Gama-Rosa, do Departamento de Patrimônio Histórico, falam com entusiasmo sobre a riqueza dos itens, apresentam curiosidades e destacam a paixão por suas atividades.

Ampliando o alcance dos acervos científicos e culturais da Fiocruz

Para Pinheiro, abordar o patrimônio cultural a partir da relação afetiva dos profissionais da área da preservação com seu trabalho contribui para ampliar o interesse da população por temas ligados à ciência. “A difusão e o acesso permitem que as pessoas se apropriem desses acervos, entendam seu valor e lhe atribuam novos significados”, afirmou. “Essa abordagem desmistifica os patrimônios, aproximando-os do cotidiano das pessoas e reforçando que esses acervos fazem parte da nossa história e do nosso dia a dia”, acrescentou.

A produção Uma casa de histórias é uma iniciativa da Assistência Técnica de Comunicação da Casa de Oswaldo Cruz em parceria com as diferentes áreas da unidade responsáveis pelos acervos. “O vídeo celebra não apenas o patrimônio preservado, mas também a paixão e o empenho dos profissionais que tornam possível o acesso a essas histórias. Muitas já foram contadas, e muitas outras ainda estão por ser descobertas”, concluiu Marcos José.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.