Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

COC lança coleção História e Patrimônios da Saúde e da Ciência em simpósio da Anpuh

14 jul/2023

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promoverá a inauguração da coleção História e Patrimônios da Saúde e da Ciência com o lançamento simultâneo de dois livros pela Editora Hucitec, no dia 18 de julho, às 19h, durante o 32º Simpósio Nacional de História, em São Luiz (MA). A coleção tem a coordenação geral das pesquisadoras Dominichi Miranda de Sá, Kaori Kodama e Luciana Heymann. Confira aqui a participação dos pesquisadores da COC no evento da Anpuh.

A coleção História e Patrimônios da Saúde e da Ciência tem o objetivo de veicular produção de referência no campo das humanidades, que tem se pautado por abordagens interdisciplinares e diálogo permanente com temas candentes da atualidade, conectando memória, história e desafios nacionais e globais contemporâneos.

A iniciativa visa à publicação de trabalhos acadêmicos inéditos, monográficos ou em formato de coletânea, resultantes de pesquisas em patrimônio e história das ciências e da saúde. Os originais submetidos serão avaliados por pareceristas e pelo conselho editorial que conta com os professores Eliane Fleck (UFPel), Érico Silva Muniz (UFPA); Janice Gonçalves (Udesc), João Brigola (Universidade de Évora), Irina Podgorny (Universidade Nacional de La Plata), Lise Sedrez (UFRJ), Márcia Chuva (Unirio), Marlon Salomon (UFG) e Steven Palmer (Universidade de Windsor – Canadá).

Os dois primeiros livros da coleção são obras organizadas por pesquisadores de pós-doutorado do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes) e do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz.

Organizado por Ricardo dos Santos Batista, Paloma Porto (Instituto René Rachou – Fiocruz Minas) e Gabriel Lopes, o livro Conhecimento científico em movimento: circulação, intercâmbios e zonas de contato adota uma abordagem histórica contemporânea e renovada para explorar casos relacionados à história das ciências e da saúde. Com a contribuição de pesquisadores de importantes instituições brasileiras, a obra está estruturada em três seções, cada uma composta por três textos que exploram os avanços no campo das ciências (biomédicas, naturais e sociais) ao longo da história.
 

A coletânea História da Saúde: diálogos para o século 21 apresenta abordagens e perspectivas que estão na pauta do dia da pesquisa histórica sobre saúde, medicina e doenças. Com temáticas diversificadas, o livro organizado por Luiz Alves, Carolina Arouca e Ricardo Cabral traz um panorama para quem deseja iniciar os estudos e pesquisas no campo da História da Saúde, bem como sistematiza discussões da disciplina histórica, apostando em diálogos interdisciplinares com as Ciências Sociais, a Ecologia, os Estudos Sociais das Ciências.