Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

COC participa do curta-metragem Mulheres da Independência

21 mar/2023

O curta-metragem Mulheres da Independência será lançado nesta quarta-feira, 22/03, no canal do filme no YouTube. A produção é uma iniciativa da Produtora Grande Mãe Produções com a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Na tela, a parceria artística de Kelly Siqueira, coreógrafa da comissão de frente da Escola de Samba Portela, que estreia como diretora, com a atriz Leona Cavalli e a produtora Jordana Korich. Kelly dirigiu o curta com o diretor de cinema Alexandre Boury. Jordana Korich assina a produção e, também, atua no curta interpretando a imperatriz Leopoldina. O lançamento será precedido de uma live com a participação da equipe de produção do curta-metragem, às 19h30, na plataforma de vídeos.

Com patrocínio do governo do estado do Rio de Janeiro, secretaria de estado de Cultura e Economia Criativa, por intermédio do edital Retomada Cultural RJ, o curta apresenta performances de artistas convidados, entre os quais, Puma Camillê, Zeca Pita, Mariana Borges, Priscila Lima, a atriz mirim Liz Nepomuceno e Patrícia Niedermeier.

A consultoria histórica ficou a cargo dos historiadores André Felipe Cândido da Silva, da COC/Fiocruz, e Rogério Rosa Rodrigues, da UDESC. Eles também assinam a curadoria de lives sobre a temática com historiadoras convidadas, que estão disponíveis no canal do projeto no Youtube. A programação de divulgação do curta inclui um ciclo de transmissões ao vivo com pesquisadoras e historiadoras convidadas pela produção do curta-metragem.

Sobre a produção do curta-metragem
O curta-metragem Mulheres da Independência apresenta, em linguagem performática, figuras femininas históricas que participaram do processo de independência, porém, com atuação silenciada nas narrativas oficiais. Entre as personagens do filme, estão Maria Felipa de Oliveira, marisqueira baiana que organizou exércitos de mulheres contra as tropas portuguesas; Joana Angélica, abadessa que morreu ao impedir a invasão do Convento em Salvador por soldados portugueses; Urânia Vanério, que testemunhou em sua infância as lutas da independência na Bahia e registrou suas impressões no poema "Lamentos de uma Baiana”; Maria Quitéria, que se disfarçou de soldado para integrar o exército de libertação do Brasil e a imperatriz Maria Leopoldina, uma das artífices da Independência, mas que teve seu protagonismo apagado, figurando apenas como a esposa de Dom Pedro I.

Serviço
Live de lançamento do curta Mulheres da Independência
Data: 22 de março
Horário: 19h30
Transmissão: YouTube do curta