A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe inscrições para os cursos gratuitos de Qualificação em conservação e restauração de alvenarias e argamassas históricas e Qualificação em técnicas de conservação e restauração de elementos construtivos e ornamentais em cerâmica. Os interessados devem se inscrever até 10 de julho pelo Campus Virtual da Fiocruz. As aulas serão realizadas presencialmente no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro.
O objetivo das capacitações é qualificar pessoas para a prática da conservação e da restauração de bens culturais imóveis, disseminar conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades profissionais. Para participar é necessário ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo (5º ano – antiga 4ª série) na modalidade Regular ou de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os cursos, oferecidos pela Casa de Oswaldo Cruz, integram o Programa de Educação Patrimonial vinculado à obra de restauração do Pombal, edifício histórico localizado no campus da Fiocruz em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro.
A aula de abertura dos cursos apresentará o tema ‘A educação patrimonial no contexto das obras de requalificação do Pombal/Fiocruz’. O evento será realizado no dia 17 de julho, às 9h30, no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Avenida Brasil, 4365).
Participarão do evento Diego Vaz Bevilaqua, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC/Fiocruz, Luis Fernando Donadio, diretor institucional da Sociedade de Promoção da COC/Fiocruz, os profissionais do Departamento de Patrimônio Histórico da COC/Fiocruz Renato da Gama Rosa Costa, Maria Luisa Gambôa Carcereri e Maria Cristina Coelho Duarte, chefe do Departamento, chefe do Serviço de Educação Patrimonial, e arquiteta, respectivamente; e Isabella Rocha, arquiteta da Construtora Biapó.
A restauração do Pombal, a nova exposição e o Programa de Educação Patrimonial são uma realização da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Conta ainda com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e patrocínio de Instituto Vale, BASF, Enauta e Bayer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Saiba mais e inscreva-se:
Qualificação em conservação e restauração de alvenarias e argamassas históricas
: Inscreva-se no Campus Virtual Fiocruz, clique aqui
Período de aulas: 17 de julho a 10 de outubro
Nome do Professor: João Batista Teixeira. Mestre Artífice, especialista em metal, estuque e cantaria, atuante como restaurador há 30 anos. Formado pelo Centro europeu de Veneza/Itália e Projeto Monumenta como Mestre da Conservação do Patrimônio Arquitetônico.
Qualificação em técnicas de conservação e restauração de elementos construtivos e ornamentais em cerâmica
: Inscreva-se no Campus Virtual Fiocruz, clique aqui
Período: 17 de julho a 10 de agosto
Nome do Professor: Leila Maria dos Santos. Conservadora- restauradora, co-fundadora da empresa Jequitibá Conservação e Restauro, formada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Centro europeu de Veneza/Itália e Projeto Monumenta como Mestre da Conservação do Patrimônio Arquitetônico.