Diretor presidente da Associação dos Servidores do CNPq, Roberto Muniz é o convidado do ‘Conversas Contemporâneas’, evento oferecido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O pesquisador fará a palestra "A crise do CNPq e o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia", na próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, às 13h30, no salão de conferência do Centro de Documentação e História da Ciência – CDHS, no campus da Fiocruz, em Manguinhos.
Muniz vai analisar o ambiente de crise na ciência e tecnologia, abordando os aspectos social, político e econômico, mas também os bastidores que organizam a vida institucional do CNPq. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a agência tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. O CNPq foi criado em 1951 e desde então desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação.
Roberto Muniz se formou em geografia pela USP e fez doutorado em Estudos Comparados Sobre as Américas pela UnB. Ele foi chefe do Serviço de Documentação e Acervo do CNPq e superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAPDF. O pesquisador possui experiência na área de sociologia, com ênfase em ciência e tecnologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ciência e tecnologia, pós-graduação, educação superior, produção científica, análise de projetos e sistemas de ciência e tecnologia.
O ‘Conversas Contemporâneas’ é vinculado ao Observatório História e Saúde do Departamento de Pesquisa em História, Ciência e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz. O evento apresenta, bimestralmente, conferências de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais sobre temáticas atuais com interface para o debate acerca da história e da historiografia das ciências e da saúde pública contemporâneas.
Serviço
Palestra: "A crise do CNPq e o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia"
Data: 7 de outubro
Horário: 13h30 às 15h30
Local: Salão de Conferências do Centro de Documentação e História da Saúde – CDHS
Endereço: Avenida Brasil, 4365 – campus Manguinhos da Fiocruz