A exposição interativa Aedes: que mosquito é esse? amplia seu alcance para além dos moradores e turistas do Rio de Janeiro, onde está em cartaz desde outubro de 2023. Com o relançamento da versão virtual, os visitantes podem explorar o histórico Castelo da Fiocruz em 360º, acompanhando informações da exposição por meio de áudio e legendas em português e inglês. A mostra é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, com patrocínio da SC Johnson.
Entre janeiro e outubro de 2024, o Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, segundo o Ministério da Saúde, reforçando a importância de iniciativas que promovam a conscientização sobre o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Nesse contexto, a virtualização da exposição ganha ainda mais relevância, ampliando o acesso à informação e à educação preventiva.
Após estrear sua nova versão no Castelo da Fiocruz, edifício-símbolo da instituição no Rio de Janeiro, em 2023, a exposição ganhou uma versão itinerante e compacta em Manaus, lançada em novembro de 2024, sob o título Aedes e Anopheles: que mosquitos são esses?. A nova versão inclui informações sobre o Anopheles, mosquito transmissor da malária, doença que é mais comum na região amazônica. Agora, com a atualização da versão virtual de Aedes: que mosquito é esse, que traz legendas em português e inglês, além de tradução em Libras, a iniciativa promete alcançar ainda mais pessoas. De forma prática e acessível, o público poderá aprender a identificar criadouros de mosquitos e adotar medidas preventivas em suas casas e comunidades. Saiba mais sobre a exposição aqui.