O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
imagem de JCOM América Latina traz artigos sobre imprensa e desinformação durante a pandemia

JCOM América Latina traz artigos sobre imprensa e desinformação durante a pandemia

A revista é publicada por meio de parceria entre a SISSA Medialab e a Casa

Vivian Mannheimer

11 jul/2025

Desinformação na pandemia de Covid-19 é o tema central dos artigos que, até agora, integram a mais recente edição da JCOM América Latina, revista científica dedicada ao campo da divulgação científica na região, publicada por meio de parceria entre a SISSA Medialab e a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Neste número, a atuação do Conselho Federal de Medicina (CFM) durante a pandemia no Brasil é analisada pelas doutorandas da Unicamp Giselle Soares Menezes Silva, Dayane Fumiyo Tokojima Machado e Marina Fontolan, a partir da cobertura da imprensa. O estudo investiga como os jornais retrataram a postura do CFM diante de temas como o tratamento e a vacinação contra a doença.

O segundo artigo investiga a percepção sobre a desinformação relacionada à pandemia no Brasil e na Argentina, por meio de entrevistas com jornalistas, médicos, cientistas, comunicadores e gestores públicos. O estudo é assinado pelos pesquisadores Ana Pamela Paz-Garcia da Universidade Nacional de Córdoba, Fábio Henrique Pereira, professor da Universidade Laval, e Silvina Chaves, da Universidade Nacional de San Luis.

Com duas edições anuais, atualizadas ao longo do semestre, a JCOM América Latina tem como editora-chefe Luisa Massarani — pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). A primeira edição de 2025 reúne dez trabalhos sobre divulgação científica. São sete artigos, um insight da prática, um ensaio e uma resenha, todos sobre temas relevantes para a divulgação científica na América Latina. Entre os temas de destaque constam atividades em salas de escape educativas, presença de mulheres na ciência, exposições científicas, Geoparques da Unesco, a atuação de centros e museus de ciência e tecnologia brasileiros em ambientes virtuais, além de outros assuntos.

Criado em 2018 e editado em Trieste, na Itália, o periódico é a edição latino-americana da renomada Journal of Science Communication (JCOM), uma das principais revistas acadêmicas dedicadas à divulgação científica, em atividade há mais de 20 anos. Ambas são publicadas pela SISSA Medialab, organização voltada à produção, disseminação e promoção do diálogo entre ciência e sociedade.

Com artigos em espanhol e português, a JCOM América Latina é uma revista de acesso aberto diamante que, além de artigos acadêmicos, publica ensaios, reflexões e resenhas sobre temas relacionados à divulgação científica na região.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.