No dia 19 de abril, a partir das 14h, a Casa de Oswaldo Cruz promove a mesa-redonda 'História da hanseníase: fontes históricas e patrimônio documental'. Transmitido pelo YouTube da COC, o evento organizado em parceria pelo Departamento de Arquivo e Documentação (DAD) e pela Biblioteca de História das Ciências e da Saúde (BHCS) tem como objetivo discutir a relevância das fontes documentais para a pesquisa em hanseníase.
A mesa será composta por Tiago Pereira da Silva Flores, doutor em Ciências Sociais e diretor nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), e Yara Nogueira Monteiro, doutora em História Social e pesquisadora do Instituto de Saúde (IS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
O evento contará ainda com o lançamento da Vitrine do Conhecimento 'História da Hanseníase', espaço de divulgação de fontes de pesquisa sobre aspectos históricos e sociais da doença, como artigos, depoimentos, fotografias ou vídeos. Parte integrante da Biblioteca Virtual em Saúde – História e Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, a iniciativa almeja ser a instância de convergência para organização, valorização e divulgação de fontes de informação a respeito da história da hanseníase, priorizando conteúdos em acesso aberto.
Programação
História da hanseníase: fontes históricas e patrimônio documental
Data: 19 de abril
Hora: 14h
Transmissão: YouTube da Casa de Oswaldo Cruz
Mesa-redonda
Thiago Flores(Morhan)
A importância da memória na história da hanseníase
Yara Monteiro (IS)
Mediação: Laurinda Rosa Maciel(DAD/COC)
Lançamento
Vitrine do Conhecimento História da Hanseníase
Laurinda Rosa Maciel (DAD/COC)
Marcus Vinícius Pereira da Silva (BHCS/COC)