A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), promove, no dia 31 de outubro, o II Seminário Patrimônio Documental em Perspectiva, que integra a programação da VIII Semana Fluminense do Patrimônio. Com o objetivo de reunir profissionais e estudiosos sobre o tema, o Seminário visa discutir a natureza de distintas formações documentais que integram o patrimônio documental, processos de institucionalização e valoração patrimonial em diferentes instituições de guarda, além de aspectos do tratamento e difusão desses acervos ao público.
Para debater a partir de uma perspectiva interdisciplinar, a programação do evento conta com especialistas do Museu Nacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Fundação Biblioteca Nacional (FBN). O Seminário será realizado no Auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Avenida Brasil 4365, Rio de Janeiro). O evento é organizado pelo Departamento de Arquivo e Documentação (DAD) e o Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT), ambos da COC, e o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ).
Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para iracy.guerra@fiocruz.br, informando nome completo e instituição, até o dia 29 de outubro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 21 3882-9244.
Confira a Programação:
Manhã
9h às 9h30 | Recepção e café da manhã
9h30 às 9h45| Abertura
9h45 às 10h30 | Conferência de abertura: O Museu Nacional e a história da Antropologia no Brasil: sobre acervos documentais e pessoas
Antonio Carlos de Souza Lima, Professor Titular de Etnologia no PPGAS, Museu
10h às 11h |Debate
11h às 12h| Mesa: Acervos de Presidentes: legislação e custódia.
Renato Pinto Venâncio, Professor do PPGCI, Universidade Federal de Minas Gerais
Debatedor: Luciana Heyman, PPGPAT-COC/PPGARQ-UNIRIO
12h às 12h30 | Debate
12h às 13h30 | Brunch
Tarde
13h30 às 16h | Mesa: Patrimônio Documental, Experiências de Pesquisa
Coordenação: Maria Teresa Bandeira de Mello, APERJ
Políticas de gestão de memórias: a Unesco e a patrimonialização de acervos documentais
Hilário Pereira Filho, IPHAN
Brazil’s Popular Groups: história, ativações e significados de uma coleção da Library of Congress
Rafaella Bettamio, FBN
O Arquivo Fotográfico do IPHAN: trajetória institucional
Eduardo Costa, pesquisador Colaborador da FAUUSP, bolsa Jovem Pesquisador FAPESP
16h às 16h30 | Debate
16h30 |Encerramento