Convívios e contaminações em emergência: povos indígenas e os cenários saúde e doença na contemporaneidade será o tema do Encontro às Quintas Especial, que será realizado no dia 13 de abril, às 10h. O evento online terá a participação dos pesquisadores Ricardo Ventura Santos (Museu Nacional – Ensp/Fiocruz), Felipe Tuxá (UFBA), pertencente a comunidade indígena Tuxá (norte da Bahia), e Ana Maria Mauad (UFF), com transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz.
Em sua apresentação, Ricardo Ventura Santos abordará a trajetória de construção do campo da saúde dos povos indígenas no Brasil no âmbito da saúde coletiva em décadas recentes, considerando tanto os espaços acadêmico-científicos como os diálogos e interfaces com os movimentos sociais. O pesquisador do Museu Nacional e da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) também vai explorar paralelos entre crises humanitárias e sanitárias recentes que afetam os povos indígenas com aquelas que se deram na segunda metade do século 20, em particular nas décadas de 1970 e 1980, durante a implementação dos chamados “projetos de desenvolvimento” em diversas regiões do país.
Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Felipe Tuxá debaterá como a experiência dos povos originários dos continentes assolados pela conquista imperialista europeia pode ser descrita nos termos de um holocausto. Em sua apresentação, Tuxá discutirá o conceito de letalidade branca a partir da articulação de noções de violência anti-indígena, as estratégias indígenas para a sua denúncia e superação e os entendimentos Ocidentais sobre essa violência dispostos em seus ordenamentos jurídicos e ontológicos, sobretudo, na categoria de genocídio.
O trabalho da fotógrafa Claudia Andujar com a população Yanomami e uma entrevista feita com a artista para avaliar a relação entre memória vivida e o potencial narrativo da linguagem fotográfica serão as bases da apresentação da professora do Laboratório de História Oral e Imagem (Labhoi) da Universidade Federal Fluminense (UFF) Ana Maria Mauad. De acordo com Mauad, por meio do engajamento a uma causa, a fotografia de Andujar define a dimensão política da sua arte e conclama o público à uma leitura crítica do mundo visível.
O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.
Encontro às Quintas
Convívios e contaminações em emergência: povos indígenas e os cenários saúde e doença na contemporaneidade
Convidados: Ricardo Ventura Santos (Museu Nacional – Ensp/Fiocruz), Felipe Tuxá (UFBA) e Ana Maria Mauad (UFF)
Coordenação: Marcos Chor Maio
Data: 13/04/2023
Horário: 10h
Transmissão ao vivo pelo YouTube da COC