Três projetos da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) foram aprovados nos editais do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação. O Inova Fiocruz, lançado em 2018, tem como objetivo incentivar a pesquisa e a inovação para oferecer à sociedade produtos, conhecimentos e serviços que reforcem a atuação da Fundação Oswaldo Cruz como uma instituição estratégica do Estado.
Foram contemplados dois projetos no Edital Inova Educação. Coordenado pelo professor e pesquisador Luiz Otávio Ferreira (COC/Fiocruz), com Rosa Maria Corrêa das Neves (EPJV/Fiocruz) como coordenadora-adjunta, o projeto "Trajetória das políticas de educação em saúde e assistência às infâncias pobres no Brasil" está inscrito no eixo temático “Comunicação e Divulgação Científica em Saúde”. Seu objetivo principal é produzir Recurso Educacional Aberto (REA) visando a utilização do conhecimento acumulado em história da assistência em saúde para formação de profissionais e professores nas áreas de educação e saúde. O projeto será desenvolvido em parceria com a Faculdade de Formação de Professores da UERJ (São Gonçalo) e CEFET (Maria da Graça).
No mesmo edital, o gestor da Assessoria Técnica da Vice-Diretoria de Pesquisa e Educação (VDPE) da COC, Anderson Boanafina, foi contemplado com o projeto “Ações Afirmativas na Pós-graduação: vozes, saberes e práticas”, no eixo temático “Ações afirmativas, inclusão e acessibilidade na Educação”, com a coordenação-adjunta de Carolina Sacramento (COC/Fiocruz). A iniciativa prevê a organização e publicação de um e-book, acessível e aberto, pela Casa de Oswaldo Cruz, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro (UFRRJ). A proposta do e-book é compilar as vivências, reflexões, resultados de pesquisas e iniciativas exitosas sobre a implementação das ações afirmativas na pós-graduação (Portaria Capes nº 13/2016).
No edital Inova Covid-19-longa e recuperação pós-pandemia, o professor e pesquisador Carlos Henrique Assunção Paiva (COC/Fiocruz) foi contemplado com o projeto “Entre a visibilidade e a invisibilidade: uma abordagem histórica e socioantropológica da covid longa entre trabalhadores da saúde no Rio de Janeiro e em Porto Alegre”, com a coordenação-adjunta de Luiz Antonio Teixeira (COC/Fiocruz). A partir de perspectivas histórica e socioantropológica, o projeto busca produzir subsídios às ações de enfrentamento da Covid Longa a médio e longo prazo, sobretudo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando as implicações científicas, sociais, políticas, culturais da sua visibilidade e da sua inviabilidade em contextos socioeconômicos regionais.